segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A nossa mini-biblioteca


Maria João Sarmento: Bernardino

No início do ano escolar, o Ministério da Educação ofereceu a cada aluno, no âmbito do Plano Nacional deLeitura, 1 (um) livro. Objectivo: favorecer e dinamizar o gosto pela leitura.

Os nossos pais e alunos ficaram satisfeitos com a ideia, é claro. Contudo, levando a ideia um pouco mais longe, apoiaram a ideia do professor de que fosse constituída uma espécie de mini-biblioteca de turma, destinada a empréstimo doméstico e de sala de aula. Não tanto uma biblioteca propriamente dita, mais um reservatório de leitura. Assim se ampliou, sem custos, o leque de obras à mão de ler pelos alunos.
Estes, neste momento 23 pois um dos alunos da turma, o Jorge Rafael, foi transferido há dias, e levou com ele o seu, e mais alguns - 6 - requisitados na Biblioteca do 1º Ciclo do nosso Agrupamento, têm vindo a ser lidos (em regime de pré- -leitura, com o apoio dos pais e/ou outros familiares) em casa e também na escola.
E é giro ver como estes rapazes e raparigas, ainda sem que o saibam fazer, adoram ler. Inventam as histórias pelo que vêm, contam-nas à sua maneira, manifestam preferências várias, ora pelos contos e narrativas, ora pelos títulos informativos.

Abaixo apresentam-se alguns exemplos de trabalhos - desenhos com lápis de feltro - realizados um destes dias a propósito das leituras até aqui preferidas.
Nesse dia, a Maria João Sarmento falou-nos um pouco do Bernardino, um leão desgostoso com o seu pai. Bernardino era bonzinho e adorava tocar flauta, em vez de morder outros animais, como o pai. Por isso, foi mundo fora à procura da felicidade que não tinha junto da sua família, embora pensasse permanentemente nela; e de como gstaria que o seu pai muito apreciasse as suas qualidades.


André Ferreira: As Casas dos Animais

Ricardo Azevedo: João e a Floresta de Betão

Pedro: Barcos

Ana Margarida: Moranguinho

Sem comentários:

Enviar um comentário