segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Auto-retrato da Carolina

-Olá ,eu a Ana Carolina da Costa Alves e teinho 6ºAnos 1ºano e já sei ler teinho olhos castánhos foi eu que escrvi isto sei ler tudo a minha mãe e o meu pai é profesor e eu adóro ler. e ecrver -é bom ler e escrever!Os meus amigo que eu adóro é o pedro velosu rodiges o
meu mlhor amigo!- e preparat o pai natal que vei já ei ,Dezbro mas atesão eu só vou pedir
uma coisa mas vócês vão pedir màis ou não .Sábem no domigo dia 22Novêbro de 2009 iscrvi
um livoro do Patito i da Patita e do Patão para aminha irma Maria Leonor daCosta Alves
-eu gostei do livoro é bom mas para outros não pode ser bom.



Olá!
Sou a Ana Carolina da Costa Alves.
Tenho 6 anos. Ando no 1º ano e já sei ler.
Fui eu que escrevi isto. Sei ler tudo.
A minha é mãe é mediadora imobiliária e o meu pai é professor.
Adoro ler e escrever. É bom ler e escrever.
Adoro os meus amigos. O Pedro Veloso Rodrigues é o meu melhor amigo.
Prepara-te, ó Pai Natal, que sei que vens já aí em Dezembro. Só vou pedir-te uma coisa. Os outros podem pedir-te mais ou não.
Sabem!? No Domingo, dia 22, escrevi um livro sobre o Patito, a Patita e o Patão para a minha irmã Maria Leonor da Costa Alves. Eu gostei do livro. É bom! Mas para os outros pode não o ser.



Esta é a primeiríssima de muitas e muitas publicações que espero que os alunos desta turma venham a colocar no blogue T2A1 - Sala de Aula..
Fica assim mesmo. Tal qual a Ana Carolina a postou. Sozinha, é claro.
A única ajuda do professor esteve em ajudá-la a criar uma conta de correio no gmail, fazer-lhe um convite no blogger para que ela pudesse participar no mesmo e publicar o que lhe apeteça ou seja conveniente, ajudá-la a responder ao convite e, em seguida, fazê-la entrar no blogue e mostrar-lhe como se faz uma postagem. Começámos perto das 9 horas e acabámos pelas 13, no final do dia.
Ah! E colocamos ainda conjuntamente as etiquetas.
É claro que a Ana Carolina não fez só isto, como não podia deixar de ser. Fez também os outros trabalhos que os demais colegas também fizeram.

A Ana Carolina, conforme já se tem vindo a dizer desde o início do ano e era já público entre todos aqueles que a conheciam, aprendeu a ler sozinha. Com as devidas pausas, ritmos e entoações. Faz uma leitura interpretada.
É verdade. Não foi o professor que a ensinou. É possível que os pais lhe tenham dado uma ajuda mas ao que parece nem por isso. Ela lá foi descobrindo as regras da leitura e basicamente por si só conseguiu aprender.
Com a escrita o caso é diferente, como todos sabemos. Existem toda uma série de regras que é indispensável ter conhecimento e depois aplicar para escrever com correcção. A escrita exige maior esforço na decomposição das palavras. Há todos aqueles casos que, quando lemos e conseguimos globalmente perceber as palavras, ou um pequeno texto, parece fácil mas que, quando vamos a redigir qualquer coisa temos obrigatoriamente de aplicar sob pena de incorrecção ou inarticulação.
Aqui, conforme se vê, a Ana Carolina articula bem as ideias e consegue fazer qualquer leitor ou ouvinte perceber o que pretende transmitir. Mas há ainda imensos passos a percorrer até chegar a uma escrita correcta. E ela sabe-o e está com vontade de o fazer.
Para isso este mesmo blogue, e o mais que dele venha a resultar, irá dar também um forte contributo, assim se espera.

1 comentário:

  1. Parabéns Ana Carolina,gostei muito do teu trabalho e do facto de ter teres lembrado da tua mana,a Leonor!!!
    Continua assim,estás no bom caminho.....

    Beijinhos da Emília Campinho

    ResponderEliminar