É tempo de la, le, li, lo, lu.
Leitura de palavras, sua correspondência com imagens, ilustração de imagens, escrita de frases for preenchimento de lacunas a partir de imagens ou palavras dadas, formação de palavras a partir de sílabas, ordenação de frases e escrita de palavras são todos eles exercícios de reforço da aprendizagem de uma letra.
A ficha que aqui se apresenta, adaptada de uma outra do Quadro e Giz, foi difícil de realizar - não foi, Joana? - mas lá deu os seus resultados. Uma boa parte do grupo já consegue desenvencilhar-se sozinho ou com pequenas ajudas. A outra parte, é claro, precisou de uma ajuda suplementar mas ainda assim insuficiente. Esta fase de trabalho requer muita (imensa, em alguns casos) repetição.
Nos exercícios realizados colectivamente, os alunos começaram por ler em silêncio, em seguida aos pares - esta foi (é) a leitura preferida - e individual e colectivamente no quadro branco. Como se vê a aula foi insuficiente para acabar toda a ficha. Por isso, quem queira acabá-la em casa poderá imprimir a ficha, ou o extracto correspondente, e depois trazê-lo para a escola para colar no respectivo sítio.
Sem comentários:
Enviar um comentário