sábado, 21 de novembro de 2009

Ditado - cópia

Os ditados, na acepção em que a maioria de nós os conhece, são exercícios que se podem dizer macarrónicos ou do tempo da outra senhora, com isso pretendendo dizer que são tão antigos como a aprendizagem da própria escrita ou então que sendo o seu objectivo a caça ao erro é uma actividade  pedagógica de reduzido valor ético.
Apesar disso, possivelmente será bem provável que o ditado seja uma actividade didáctica tão antiga quanto o ensino da própria escrita. Não sei, pois nunca estudei o assunto. mas tudo leva a pensar que sim. Ora, se assim é, é porque alguma - imensa - utilidade terão. O homem nunca usa 2 vezes o que não presta a menos que seja obrigado. Também raramente, a menos que outro tipo de imperativos de outra ordem - ética ou religiosa, por exemplo - se imponha por um número indefinido de gerações ou demasiado prolongado no tempo, o uso de técnicas inadequadas às suas formas de vida é utilizado indefinidamente, como se delas dependesse a própria vida.

Por isso, uma vez que não somos assim tão diferentes dos outros, chegou agora a época dos ditados à nossa turma. Foi há poucos dias atrás. Realizamos um ditado-cópia. E apenas aqui reside a diferença em relação aos ditados a que eu próprio fui submetido quando andava na escola primária - fizeram mal em mudá-la de nome, quanto a mim, pois o que deveria ter sido feito era revalorizar o sentido da expressão mediante uma aposta política, verdadeira, na educação de base, tantas vezes utilizada como forma de reforço das votações eleitorais e outras tantas esquecida.
O objectivo destes ditados-cópia é escrever correctamente evitando o erro. Os alunos, um de cada vez, é claro, vão dizendo como se escrevem as palavras, e redigindo-as sendo simultaneamente realizada a escrita do texto no quadro de modo a que todos confiram o que escreveram e possam proceder à sua auto-correcção.




A Maria João Araújo provavelmente até nem necessitaria de tal, tão bem ela já lê e reflecte sobre o que escreve, mas não deixou de fazer como os demais. Apresenta-se aqui também outro exercício, relacionado, de identificação de fonemas (letras) e realizado no verso desta folha em que os alunos identificaram o p e o t, consoantes ensinadas até ao momento, a partir de colagens de palavrinhas recortadas e trazidas de casa.

1 comentário:

  1. Maria João fizes-te um excelente trabalho...
    tenho muito orgulho por seres minha irmã...
    continua assim...

    ResponderEliminar