quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fichas de Avaliação nº 1: Outubro-2009


As primeiras fichas de avaliação formativa estão feitas. É verdade que não são, ou não foram, propriamente difíceis mas os resultados iniciais deixam qualquer professor satisfeito.
Qual é o professor que não gosta de dar boas notas?
Há sempre uns mais sovinas que outros, tal como no resto da nossa vida, mas todos se sorriem por apresentar bons resultados. Já sei que há sempre quem diga:
- Ah! Cuidado que eles mudam e depois queres dar notas mais baixas e não podes.
- Não posso!? Mas porquê? Se os resultados forem fracos as notas serão fracas, se forem bons as notas serão boas, se forem razoáveis lá haverá mais uns Satisfaz para tirar do bolso e atribuir.
Por agora os resultados foram quase sempre Excelente ou Satisfaz Bastante, nas 3 disciplinas em que fazemos as ditas especialíssimas fichas.
No entanto, por favor, meninos e meninas, não se deixem iludir, não se deixem enganar!
Se falarem com os vossos pais ou os vossos avós eles dir-vos-ão que Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Por agora, aproveitem para ir mentalmente preparando o Pai Natal a ver se ele vos traz o que mais desejais.

1: Hoje a Sofia não esteve presente na sala de aulas mas não deixamos de nos lembrar dela. Por isso, fica aí em cima a página do seu Caderno Diário com a correcção da Ficha de Matemática já feita há uns dias, ou melhor dos exercícios que foi necessário corrigir pois os restantes todos os alunos responderam sempre Certo. Nestes 2 houve alguns enganos, em especial na questão de lateralidade. Pudera! Quantos adultos olham para quem está em frente e têm dificuldade em decidir qual a sua esquerda ou a sua direita, quanto mais as crianças. Amanhã será o dia da correcção das fichas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio.
2: Ao ver o trabalho da Sofia é possível que alguns fiquem um tanto ou quanto admirados por o professor não ter escolhido um trabalho mais bonitinho, que certamente teria, para apresentar aqui no blogue. Se assim é, não convém que fiquem. É que a teoria de base para a aprendizagem na nossa turma reside em aprender fazendo.
É claro que os alunos são orientados sobre o modo como devem proceder para recortar e colar; mas tudo tem o seu tempo e a prática da autonomia, apesar aparentemente mais lenta, costuma levar a bons resultados. Seria bem mais fácil ser o professor a cortar e a colar tudo no sítio certo mas não é isso que interessa à Sofia, assim creio.
3: Abaixo apresentam-se os exercícios de Língua Portuguesa e Estudo do Meio com necessidade de correcções. Em Língua Portuguesa os alunos, alguns, optaram por escrever as vogais e os ditongos em letra de imprensa, sabe-se lá porquê, uma vez que já não a usam na escola. Em Estudo do Meio a surpresa veio de alguma distracção aquando da explicação da ficha uma vez que alguns não acertaram com a escolha mais óbvia do aluno mais pesado.


                  

1 comentário:

  1. Parabéns para a turma pelos bons resultados nas fichas de avaliação.
    Sofia,tens que melhorar,e sei que vais conseguir,a tarefa de recortar e colar.Fiquei muito orgulhoso quando vi que conseguiste acertar nas questões da lateralidade(os adultos ,por vezes,ainda se enganam).
    Bom ano escolar para a turma,parabéns prof Pedro pelo blogue e um beijinho especial para a minha mana.
    Diogo-irmão da Sofia

    ResponderEliminar