domingo, 1 de novembro de 2009

Não é trava-línguas mas até parece - o treino de ditongos

Este pequeno texto destinado aos alunos de iniciação à leitura e escrita do 1º ano foi trabalhado, e ainda há-de voltar a ser, na nossa sala de aula.
Por sinal foi uma colega do nosso agrupamento que o inventou mas não quis que o mesmo pagasse direitos de autor nem dar a conhecer a sua autoria. Por isso só posso dizer que não é meu mas que muito o apreciei, bem como diversos outros colegas que o estão já a utilizar.
Aqui fica, para que os alunos possam continuar a treinar, com o meu obrigado:

                                                                 Ia eu ao aio.
                                                                 Ao aio e à aia.
                                                                 Eu ia à aia.

                                                                 Eia! O au-au.
                                                                 Eu ia ao au-au.
                                                                 Ui! Ui! É o aio.
                                                                 É a aia. Ui! Ui!
                                                                 O au-au! Aí, aí! Aí.
                                                                 Eu e a aia…
                                                                 Ai, ai, ai! O au-au.
                                                                 Ei! Eu ia, ia…
                                                                 É o aio, ou a aia?
                                                                 É a aia.
                                                                 É a aia…é, é, é!


Obs: Inês de Castro é com toda a probabilidade a aia mais famosa de toda a História. Ela e o nosso rei D. Pedro, o Justiceiro, viveram em meados do Séc. XIV uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário