domingo, 11 de outubro de 2009

Tampinhas: as primeiras recolhidas e enviadas para o José de Castro



Ainda que em muita coisa parecida a vida de cada um de nós é sempre diferente. Alguns, por esta ou aquela razão, têm uma vida mais dura. Por vezes até se diz que a vida é madrasta, querendo com isso dizer-se que em sorte saiu uma vida de azares: doenças, acidentes, misérias. E tantas vezes estas tristezas se encontram associadas.
Como tantos outros por este Portugal fora, José de Castro é um homem necessitado de ajuda para adquirir uma cadeira de rodas que o ajude a deslocar-se com mais facilidade. O José já não é criança, como o Ivo, menino para quem a nossa escola está igualmente a recolher tampinhas plásticas de todos os tipos - água, refrigerante, detergente, gás e outras. O José tem 47 anos. É um homem. Mas por isso, embora menos passível de comiseração para a imensa maioria, não é menos carente de ajuda.
É certo que vive longe de nós, na APPACDM de Melgaço, e que até nem o conhecemos pessoalmente. Mas sabemos que precisa de nós. Por isso, aqui há uns meses, poucos, quando soube da sua situação, comprometi-me a ajudar na medida do possível. Aliás, sem destino ainda, já coleccionava e recolhia tampinhas.
Assim, logo no início do ano lectivo, ainda antes das aulas começarem e ainda desconhecedor do facto de que a nossa escola também recolhia tampinhas para o Ivo, em combinação com a colega da Turma 3, Conceição Araújo, que partilha a mesma sala de aula e ano de escolaridade, decidiu-se ajudar este homem. Por isso se pediu aos nossos meninos para colaborar. Eles têm-no feito todos os dias, ora trazendo resmas de tampinhas lá de casa, ora ciosamente recolhendo e juntando as tampinhas dos seus lanches. A D. Lurdes, nossa auxiliar, também colabora, ajudando-nos a transportar até à EB1 de Armental, no Louro, onde reside e de onde depois são encaminhadas, as tampinhas que recolhemos.
O José precisa de 1 tonelada. São muitos muitos quilos de tampinhas. Desta vez, na passada quinta-feira, dia 8, enviámos cerca de 10 garrafões bem cheios. Se mantivermos a média no fim do ano lectivo serão cerca de 100. Vamos continuar a ajudá-lo até conseguir o seu objectivo.
Um abraço, José!

Sem comentários:

Enviar um comentário