sexta-feira, 2 de outubro de 2009

À descoberta de si mesmo: ser rapaz e ser rapariga

À descoberta de si mesmo é um tema próprio do início do 1º ano de escolaridade. Nele as atenções centram-se sobre as diferenças de personalidade entre uns e os outros. Saber identificar o seu sexo e suas características próprias, a idade, o nome próprio e o apelido (nome de família) bem como a respectiva morada são os princípios básicos.
A surpresa (ou não seria tanto assim?) foi que todos os alunos desta turma, sem excepção, souberam identificar e nomear o seu nome completo, diferenciando e percebendo o nome próprio dos nomes de família da mãe e do pai, e idade.
Bastantes deles sabiam também a sua morada na ponta da língua.
Óptimo! É bom sinal.
A enumeração das diferenças entre sexos masculino e feminino foi também bastante completa, desde as diferenças corporais de ordem física, incluindo a função maternal, até algumas de carácter mais cultural como o vestuário próprio de cada sexo ou as profissões habitualmente desempenhadas por cada um.





Acima apresentam-se as identificações realizadas no manual por 2 grandes amigos, ao que parece até primos muito afastados, o Pedro e a Sofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário