segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Separar é bom

Uhm!?... O quê? Separar é bom? Mas quem disse? E porquê?



Sim, de facto, separar é bom, quando falamos de lixo.
A sociedade do Século XX, que é aquela em que vivemos, uma sociedade de tal ordem capitalista que chega a induzir o consumo como a suprema felicidade na vida, tornou-se uma sociedade excedentária no lixo que produz.
Por isso, a separação do lixo é cada dia que passa um gesto mais importante a ter em conta entre os nossos hábitos.
Muitos dos adultos começam já a consciencializar-se desta necessidade mas as crianças vivem-na plenamente. Apercebem-se com facilidade da quantidade de lixo que se produz e interiorizam esta separação de tal forma que não a fazer é quase sentido como um crime.

O CEAB - Centro de Estudos Ambientais da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, promoveu há dias, a nosso pedido, uma sessão de subordinada a este tema - separação de lixos para reciclagem, explicando quais os produtos e em que condições podem ser colocados nos ecopontos mais comuns: vidrão, papelão, embalão e pilhão. A técnica Ana Silva deslocou-se à escola e efectuou na sala de aula uma sessão que os alunos, desta e da Turma 1, igualmente do 1º ano, muito apreciaram.
Refira-se aqui que uma boa parte deles, o que é bom sinal, já efectua regularmente a separação de algumas  espécies de lixo.

2 comentários:

  1. Só hoje tive acesso ao vosso blog. Devo dizer-vos que estão de Parabéns!!!Reparo que têm trabalhado muito, já fazem coisas muito giras e têm uma letrinha bem linda! Claro! Com um Professor assim...muitos meninos também o gostariam de ter! Sois uns sortudos!!!Parabéns ao prof Pedro. Continuem assim Que estão num bom caminho. BEIJINHOS

    Teresa Moreira

    ResponderEliminar
  2. Teresa,
    Pela parte que me toca agradeço-te as palavras que diriges aos meus alunos, mas que não deixam de se me referir. No mínimo, pode dizer-se que são estimulantes.
    Um beijo

    ResponderEliminar