terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

10 000 cliques

Hoje atingimos os 10 000 cliques no nosso blogue.
É, por isso, um motivo para assinalar a data e até, em certa medida, festejar.

Sim! É verdade.
Apenas 5 meses passados sobre o início do T2A1, atingimos um número que de modo algum imaginava possível.
Em anterior experiência, no ano lectivo anterior, com o Blogue Júnior, da Turma do 3º e 4º anos da Escola de Abade de Vermoim, com alunos muito prolíficos a escrever, este número só foi atingido já depois de o ano lectivo ter acabado. Na verdade, apenas há alguns dias atrás, isto é, cerca de 1 ano e meio depois.

10 000 cliques num blogue de 1º ano de escolaridade são muitos cliques, mais a mais porque uma boa parte deles - a cada dia mais frequentes - são realizados pelos alunos quando publicam as suas mensagens ou quando visualizam os seus trabalhos, em casa, juntamente com os pais e outros familiares.
Sobretudo, estou certo, pela curiosidade em saber o que se passa na escola com os seus filhos que os pais destes alunos manifestam.
Mas também pelas visitas mais ou menos regulares de alguns colegas de trabalho.
Estes alunos são ainda meros iniciados nas TIC e, verdade se diga, alguns nem isso. O trabalho de publicação e divulgação das nossas actividades, se de início coube em exclusivo ao professor, cabe agora, já em grande medida, aos próprios beneficiários do trabalho deste, conforme facilmente se constata. Este é um trabalho lento e que tem sido muito individualizado.

É verdade que ainda nem todos os meninos publicaram, mas aos poucos virão a fazê-lo. Os meios tecnológicos reduzem-se praticamente ao computador do professor e, bastas vezes, à sua ligação à internet embora ultimamente a da escola já funcione. E publicar significa escrever e, com isso, também, ler. Mesmo que tantas vezes esta escrita seja só, para já, apenas cópia de textos trabalhados ou resolução de exercícios propostos, raramente ainda improviso ou registo autónomo ou original. Contudo, esta escrita demonstra vontade, empenho, desejo de ter conhecimento, aprender e chegar mais longe.
A sua motivação está bem à vista quando todos os dias os ouço dizer "Hoje posso ser eu a escrever no blogue, senhor professor?", tendo, com que frequência, furar as suas expectativas.
Assim, aproveito o momento para agradecer a todos quantos nos visitam - alunos, pais, colegas, simples curiosos - mas também sobretudo deixar uma palavra especial de apreço àqueles que deixam os seus comentários e, por vezes, críticas. É com essas palavras, a maior parte das vezes agradáveis mas nem sempre simpáticas, que avançamos e os nossos alunos são estimulados a fazer cada vez mais e melhor.

Obrigado.

1 comentário:

  1. Parabéns,mais uma vez,ao prof Pedro e à turma pelo blogue....Continuem o bom trabalho!!!

    Emília-mãe da Sofia

    ResponderEliminar