terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lengalenga da Alimentação


Eu sou pequenino
Mas já sei escolher
Os bons alimentos
Para bem comer.

Eu quero crescer,
Ser um valentão,
Como hortaliça,
Fruta, queijo e pão.

Para ter saúde
Eu quero comer
Carne, peixe e ovos
E leite beber.

Antes de comer
As mãos vou lavar,
E os meus dentinhos
Antes de deitar.


Esta postagem merece uma explicação, dada pelo professor. A Sofia escreveu esta lengalenga utilizando casos e regras ainda não trabalhados na sala de aula, embora em muitas palavras tal aconteça. Tal não deve ser de estranhar pela nossa comunidade leitora porquanto, com alguma ajuda, é já capaz de ler com correcção, percebendo e interpretando, qualquer texto deste nível de dificuldade.

Aproveito ainda para dizer que a Maria João Sarmento disse depois, na sala de aula, aquando da leitura da poesia, que o mesmo se podia cantar. Lá começou a fazê-lo. Resultado: Se quiserem experimentar, é só utilizar a melodia da "Machadinha". Foi o que nós fizémos. Vão ver que resulta bem.

Obs: Trabalho produzido por iniciativa pessoal. 

1 comentário:

  1. Boa! Sofia.
    Espectacular! Assim é que eu gosto.
    Foste a primeira. Estás pronta para isso...
    e deste uma excelente resposta ao desafio de escrever no blogue pela tua iniciativa. Em casa.
    Muito bem! Este é o espaço certo - um deles, melhor dizendo - para partilhares com os aqueles que te estão próximos, como os amigos e familiares, os teus interesses e as tuas aprendizagens.
    Beijinho grande para ti do professor*

    ResponderEliminar