E que vieram cá fazer? ninguém as viu, ou melhor, nenhum menino as viu. Mas... é mesmo verdade! Elas estiveram por cá.
Vieram lançar-nos um desafio.
Aliás, já nem era novidade. Só que era à mesma um desafio - pôr a criançada a escovar os dentes todos os dias, durante as aulas.
O nosso agrupamento de escolas Júlio Brandão já há vários anos aderiu a este projecto. Contudo, este ano o projecto não estava a ser aplicado em virtude da Gripe A. Tanto se falou desse bichinho maldoso que o mundo andava de tal maneira assustado que a decisão foi suspender tudo o que pudesse eventualmente facilitar alguma forma de contágio. Alguns poderão pensar que de modo excessivo, mas essa conversa não cabe aqui.
Ainda assim, e porque as enfermeiras andam pelas escolas, juntamente com dentistas-estagiárias a aplicar este projecto conjunto dos Ministérios da Educação e da Saúde, efectuando rastreios dentários, divulgando cuidados a ter com a dentição e formas de prevenir problemas relacionados com a saúde oral, resolveram insitir connosco - a nossa escola - falando em privado com o corpo docente antes de realizarem algumas sessões, o que começará a acontecer já na última semana deste mês de Abril, de modo a sensibilizá-los para esta problemática.
Em questão, sobretudo, está a criação de hábitos regulares de escovagem. Assim, facilita-se a interiorização desta prática. Do mesmo modo que os "trabalhos de casa" ajudam a criar hábitos de estudo.
Por essa razão, e porque a aplicação deste programa já não se encontra suspensa no nosso Agrupamento e estava prevista no nosso Projecto Curricular de Turma, resolvemos passar a aplicá-lo no início das aulas após a interrupção lectiva da Páscoa. Na reunião de pais e encarregados de educação, aquando da entrega das avaliações trimestrais do 2º período, informámos os pais desta decisão. Em geral, a mesma foi bem acolhida. Daí o sucesso que tem sido a sua aplicação.
No regresso à sala após o intervalo, os alunos da nossa turma pegam na sua escova e na sua pasta, juntam-lhe um guardanapo de papel e tratam da sua higiene. Fazemo-lo na sala e é um gosto vê-los em acção. Todos gostam de ficar com a boca fresquinha. Além disso, ajuda a quebrar o choque do fim do intervalo, acrescentando um momento de descontracção ao regresso à sala pelo que, numa primeira impressão, parece até estar a ajudar na melhoria do comportamento após o intervalo. Os alunos têm estado bastante mais calmos, em relação aos 2 períodos anteriores. Não se sabe até que ponto esta relação é efectiva mas que tem acontecido, lá isso tem.
Sem comentários:
Enviar um comentário