13 - 4 + 5 = 14
12 - 4 - 3 = 5
7 + 6 - 4 = 9
13 + 4 - 3 = 14
9 + 5 - 3 = 11
10 - 3 + 6 = 13
Desde há alguns dias temos vindo a trabalhar com a dezena e números superiores. Não que não efectuássemos já contagens com números maiores, ou que não os referíssemos ou até trabalhássemos com eles, em operações, desde que a a propósito das actividades realizadas. Mas trabalhar com estes números, no sentido de os estudar, observar e registar as suas propriedades e a forma como interagem com outros, só agora o temos vindo a fazer.
É sempre indispensável cimentar os conhecimentos básicos e, ainda assim, alguns alunos bem que precisariam de estar mais tempo a trabalhar no básico do básico, os dígitos. Mas... há que avançar, sob pena até de o não eventual avanço dificultar ou impedir a progressão nas aprendizagens.
Estes exercícios, ora realizados, não são tão simples quanto parecem. Envolvem 2 operações, pelo que nem todos os alunos os conseguem resolver com facilidade.
Que tal experimentar em casa?
Propôr a relação entre 3 quantidades de modo a atingir uma 4ª. Caso o aluno não consiga fazê-lo mentalmente, poderá e dever-se-á concretizar mediante a utilização de nozes, por exemplo, mas outros objectos ou frutos secos como feijões também servem.
Obs: Trabalho realizado em contexto de sala de aula. Editado pelo professor.
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