terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O cuco






Recomeçamos hoje o nosso trabalho a doer, não foi, ó Prego?
À tarde, o André, pelo final do Apoio ao Estudo, já só dizia: 
"Ui! tanto trabalho." 
Que cansado ele ficou!
Há dias em que é assim; e agora estamos numa fase em que vamos ter imenso trabalho, na verdade. Em especial, os alunos que ainda não apanharam a carruagem da leitura são um pouco mais sacrificados. Os pais e os professores não querem de modo algum que eles se deixem ficar para trás, por isso insistem com eles mais do que com quaisquer outros. E, justiça lhes seja feita, todos eles têm vontade de aprender.


Hoje foi dia letra c.
O C é a letra de camião, de camélia, de cama, de copo, de calo, de cola, de cuco...
E foi precisamente esta a primeira palavra que lemos e escrevemos com ela.


Mas ainda assim fomos devagar. Para já só temos ainda o c formando as sílabas ca, co e cu


De qualquer dos modos, e para tornar a aula mais apelativa, cantamos uma canção tradicional de todos conhecida. Aqui fica a letra para que todos a possam cantar sempre que lhes apeteça:


Estava na floresta, o cuco a cantar.
Por trás de uma giesta, nós fomos escutar:
“Cu-cú, cu-cú, cu-cú, cu-rú, cu-cú.
Cu-cú, cu-cú, cu-cú, cu-rú, cu-cú”.

A noite estava escura e não havia luar.
Ouvimos lá ao longe, o lobo a uivar:
“A-ú, a-ú, a-ú, a-ú, a-ú.
A-ú, a-ú, a-ú, a-ú, a-ú”.

Do cimo de uma torre ouvia-se um piar.
Atravessando o céu, uma coruja a esvoaçar:
“Pi-ú, pi-ú, pi-ú, pi-ú, pi-ú.
Pi-ú, pi-ú, pi-ú, pi-ú, pi-ú”.

E ao romper do dia, um galo a cantar.
Como o sino da igreja, todos vem despertar:
“Co-có, co-có, co-có, co-ró, co-có.
Co-có, co-có, co-có, co-ró, co-có”.

Descansada no campo, uma vaquinha a pastar.
Erva verde e viçosa, para o leite nos dar:
“Mu-mú, mu-mú, mu-mú, mu-ú, mu-mú.
Mu-mú, mu-mú, mu-mú, mu-ú, mu-mú”.

E ao longe um pastor, a encosta vai subir
Atrás do seu rebanho de ovelhas a balir:
“Me-mé, me-mé, me-mé, me-é, me-mé.
Me-mé, me-mé, me-mé, me-é, me-mé”.

Mas quando o sol se põe, a aldeia vai dormir.
E por entre o silêncio, o grilo faz-se ouvir:
“Gri-gri, gri-gri, gri-gri, gri-i, gri-gri.
Gri-gri, gri-gri, gri-gri, gri-i, gri-gri”.

Sem comentários:

Enviar um comentário