segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Começou o 2º Período. Vamos comer livros, como o Henrique?



Sempre que o calendário marca 1 de Janeiro costuma dizer-se Ano Novo, vida nova. Não será propriamente o nosso caso pois embora se inicie hoje o 2º Período lectivo vamos continuar a fazer mais do mesmo, isto é, basicamente: ler, escrever, contar e operar. Claro que acrescido de uma série de outras actividades que lhe são complementares, como as realizadas nas áreas de Expressões, hoje aqui representadas pela pintura de uma separatória para os trabalhos a colocar na capa de argolas de cada aluno, neste caso efectuada pelo Ricardo Azevedo; mas aquilo é o básico indispensável.

Bom! A esse propósito, e como motivação para mais uns meses de árduo trabalho, constatamos hoje, através da história "O Incrível Rapaz que Comia Livros", que esta actividade - comer livros - pode também ser uma forma de ficar mais esperto. A maioria dos alunos até quis também experimentar e dar uma mordida no livro, a ver se resultava. Ninguém me disse nada das suas consequências. Provavelmente quiseram guardar segredo e ver se com mais algumas dentadas os resultados já seriam mais visíveis. Ou será que o melhor, para se ficar mais esperto mesmo, é ler muitos e muitos livros em vez de os comer?
A ver vamos o que nos respondem os alunos dentro de alguns dias. Fica aqui o desafio para ilustrar esta história, em casa, e até - porque não? - nessa ilustração incluir algumas das palavras que achares mais interessantes na situação que escolheres representar.

Sem comentários:

Enviar um comentário