quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reciclagem de Papel


É urgente preservar as florestas.
Todos os anos a mancha verde do nosso Planeta Azul diminui a olhos vistos e, com ela, diminui também a nossa potencial qualidade de vida. 
As árvores dão-nos o bem mais precioso à nossa sobrevivência, oxigénio. Mas se o ritmo de destruição florestal se mantém, porque não é possível  substituir as árvores abatidas em tempo útil, dentro de pouco tempo teremos problemas, hoje em dia já gravíssimos, quase insolúveis a resolver: aquecimento global e inundação das faixas costeiras pelo mar, entre outros.
É, por isso, urgente abater a menor - < - quantidade possível de árvores.
Para nos ajudar a reflectir um pouco mais sobre este assunto, visitou-nos hoje a Lia Soares, do CEAB (Centro de Estudos Ambientais da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão).
E que fez ela?
Após uma pequena introdução mostrou-nos como se faz e ajudou-nos a reciclar papel, algo que no nosso dia-a-dia não dá muito jeito fazer, porque demora o seu tempo e o papel obtido em meios domésticos não é de primeira qualidade, mas que podemos estar sensibilizados para utilizar, adquirindo-o às empresas que o produzem em substituição do papel comum, habitualmente de cor branca, bem como para colocar nos ecopontos respectivos (de cor azul) o papel seco que já não necessitamos e que não fomos capazes de reutilizar.

Podemos aqui observar a Lia, na sua função temporária de professora, com todo o gosto a ajudar o André Prego e a Maria, a produzirem a sua própria folha de papel reciclado. Nela iremos posteriormente escrever ao Pai Natal.
A Matilde cumpriu aqui o seu papel de repórter fotográfico. Ainda não vimos as suas fotos mas quem sabe tenha alguma para aqui acrescentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário