quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A escola



A escola tem sido um tema recorrente no nosso trabalho e nas nossas actividades.

De um lado, porque a entrada na escola é ainda muito recente pelo que os alunos têm muito presente este processo de mudança significativa nas suas vidas; de outro, porque é indispensável explicitar e formular formular regras permanentemente de modo a que sejam capazes de as interiorizar,l o que leva sempre o seu tempo. 
Perceber a sua relação com o outro, neste caso com o professor, as auxiliares ou os colegas, não é fácil, sobretudo ser capaz de a exteriorizar verbalmente. É, por isso, preciso falar sobre tal facto de modo a facilitar a compreensão. Então, falamos hoje, amanhã e depois sobre o mesmo assunto, ainda que não queiramos exagerar.
É também fundamental perceber o funcionamento diferenciado de cada espaço na escola, que nuns se pode fazer barulho ou falar à vontade e noutros não, que nuns podemos sentar-nos conforme nos apeteça mas que noutros não podemos estar estendidos na cadeira ou com as pernas debaixo dos rabos, que o mobiliário e o material didáctico deve ser preservado. Mas que na escola também existem espaços de lazer, como o recreio, onde se pode jogar à bola, à apanhada ou apenas conversar, já para não falar em ler, que estes meninos ainda não conseguem fazer, com excepção da Ana Carolina que já aprendeu, pelo que só podem ouvir as histórias de encantar de que tanto gostam.

Sem comentários:

Enviar um comentário